Impressionismo e Modernismo

Após o romantismo, quando o virtuosismo estava quase em seu apogeu na música (visto por Liszt e Paganini), duas correntes passaram a dominar a composição e execução de musica por todo o mundo no mesmo período (principalmente na Europa e nos EUA): o Impressionismo e o Modernismo. Esses movimentos vinham com tendências de se opor aos ideais musicais anteriores (Romantismo).

Impressionismo: Debussy

O impressionismo na música é semelhante ao impressionismo nas artes plasticas. Nele, ao invés de tentar mostrar uma imagem com perfeição, a arte busca mostrar  uma possível visão do objeto retratado – não sob a visão específica do autor (usar a visão do autor é uma característica romântica), mas sim sob uma visão geral ou social do fato.Por isso as imagens nao tinham linhas definidas quando olhadas proximamente, porém traziam uma impressão ou sentimento quando analisada como um todo. Analogamente, a musica impressionista buscava uma transgressão nas linhas melódicas claras do romantismo, para trazer uma ideia mais de emoções e sensações nas peças. Com isso, musicas impressionistas geralmente tem partes que são analogamente mais “borradas” ou confusas como as pinturas. Essa característica do “borrão sonoro” evita a construção de tensões e resoluções com ferramentas da música tonal (romântica e clássica).

Para tentar trazer essa percepção de emoção maior que melodia na musica impressionista, os compositores da época buscavam modificar os timbres dos instrumentos orquestrados e trazer novas cadencias e harmonias. Instrumentos que antes tinham timbres alegres e agudos passaram a ser usados com timbres mais sombrios e graves como clarinetes e flautas. Temos novos instrumentos com timbres mais leves e oníricos como harpas e os metais tinham seus timbres atenuados com mutes.

Clarinete Clássico:

Clarinete Impressionista:

Um outro ponto de contraposição ao romantismo que é visto no modernismo são as novas adições aos campos harmônicos tradicionais, trazendo intervalos de 11as ou 13as, que não eram usados anteriormente, além de cadências não resolvidas sob um ponto de vista tonal.

Romantismo – Nocturne no. 2

Impressionismo – Clair de lune

O modernismo também pode ser percebido por ausência de tonalidade central ou atonalidade:

e também por uma ausência de um ritmo claro, que desenvolve a tensão e resolução como nos movimentos anteriores:

Ravel – uma outra visão do impressionismo

Ravel é um compositor francês que estava no mesmo contexto dos outros compositores impressionistas (Debussy, Satie, outros), porém a sua música mais conhecida é marcada pela repetição de um tema, que é uma tradição típica de movimentos anteriores ao impressionismo. Trata-se do Bolero. Nela, porém, temos um tema que segue o impressionismo, ja que o sentimento é construído na musica inteira, com um crescendo constante. Essa é uma musica que frequentemente é entendida como uma musica que é significativa pelo timbre. Isso a caracteriza como modernista.Essa idéia de criar progressões de timbre foi utilizada em momentos posteriores, por vários compositores da avant-garde ou de musica eletroacústica

Bolero de Ravel:

Modernismo

O modernismo na musica, tal qual seu contemporâneo impressionismo, pode ser visto como  uma contraposição ao Romantismo.

Embora existam diversas vertentes e escolas do modernismo, temos alguns pontos em comum entre todas elas: A vontade de fazer algo novo, a influencia da música popular, uso de novas tecnologias para composição, e a performance como um evento.

A novidade na musica se via em alguns aspectos:

No modernismo, assim como no impressionismo, a musica rejeitava o tom. ara isso usava técnicas de atonalidade ou politonalidade. Também, rejeitava uma métrica rítmica, modificando o ritmo durante a peça ou tendo uma ausência total dele.

Segunda Escola Vienesa: 1903-1925

A segunda escola vienesa foi composta por Schoenberg e seus pupilos, e uma de suas características mais importantes e o impacto da atonalidade nas suas composições, que no começo era uma parte mínimas nas composições e no fim era um dos pontos principais da composição, principalmente por causa da técnica de dodecafonia.

Politonalidade:

Ritmos complexos:

Uma outra característica do modernismo é a tentativa de polirítmos ou uma ausência de métrica na composição. Com isso, compositores como Stravinsky ou Villa-Lobos conseguiam características percursivas que modificavam os timbres tradicionais dos instrumentos.

Stravinsky:

Villa lobos:

Influencia de cultura popular

Durante o modernismo, em diversas composições vemos o impacto da musica popular na musica produzida pela “elite intelectual”. Isso pode ser notado pelo impacto de musicas de estilos como Jazz, kitsch, music hall, operetta, musica folclorica e canções de ninar nas composições de Mahler, Villa Lobos, Paul Handmith e Stravinsky.

Novas Tecnologias

Por fim, no modernismo é quando os compositores começam a prestar atenção a gravações, a partir de novas tecnologias contemporâneas ao movimento (Ligetti). Também, ] surgem criações performáticas como um evento