Período Clássico

Contexto Histórico

O classicismo na música ocorre principalmente no século XVIII, mas com seu final ocorrendo no início do século XIX. Nesse período historicamente está ocorrendo o iluminismo nos campos das artes e da filosofia, com a Prússia tomando a liderança pelos estados germânicos ao mesmo tempo do reinados dos 3 Luíses na França. Os livros se popularizam e o povo começa a ter um pouco mais de acesso à cultura. O pensamento vigente na Europa era cientificista e humanista. Isso impactou as características observadas na música produzida neste período.

Características do Período Clássico na Música

Por causa da vanguarda do pensamento iluminista na elite intelectual europeia, notamos um impacto na produção e consumo de música no período Clássico. As melodias ainda continuam compostas utilizando algumas técnicas do Barroco como o Contraponto, porém neste período as melodias são muito mais claras e simples, para um maior apelo à população média que está interessada pela cultura. Essa simplicidade faz com que uma busca por uma textura homofônicas nas composições (que é uma clareza de melodia) substituísse a polifônica adotada anteriormente.

Homofonico

Polifonico:

O estilo soturno do Barroco foi substituído por um estilo galante (Galant) que trazia uma leveza e suavidade ao período.

Por causa dos avanços das técnicas de luteria, os instrumentos do período clássico conseguiam maiores alcances dinâmico. Com isso, as composições do período Clássico passam a ter nuances de dinâmica muito mais importantes do que o que acontecia no período barroco. Também nas partituras surgiram notações para essas novas técnicas como f(forte), mf (mezzo-forte), p(piano), sf ou sffz (sforzato ou sforzando), cres(crescendo) e dim(diminuendo).r

O Piano

Uma das principais diferenças entre o período Barroco e o Clássico foi a substituição do cravo pelo piano. Isso foi importante porque o piano por ter um som mais, possibilitou o uso o homofônico do instrumento em conjunto a outros em uma orquestra além de tornar as técnicas de dinâmica mais praticáveis.

Assim as composições para piano se tornaram mais complexas e detalhadas do que se via anteriormente em composições para cravo.

Primeira Escola Vienesa

A primeira escola vienesa ou era clássica vienesa é o nome que se da ao conjunto dos três principais compositores do período: Haydn, Mozart e Beethoven.

Esse nome foi cunhado no século seguinte ao Clássico, no surgimento dos primeiros críticos musicais, porque além de características técnicas de composição parecidas em suas peças, existia um conhecimento deles entre si, com casos inclusive de concertos em conjunto.

Ainda assim, a primeira escola vienesa não foi uma escola formal, porém o nome vem da técnica emergente em conjunto pelo conhecimento e impacto da obra desses compositores neles mesmos.