Os certificados de estudo da FEEC apareceram para atribuir reconhecimento a atividades de especialização acadêmica sem que, para isso, o caráter generalista do curso fosse descartado. A maneira que foi encontrada para operacionalizar esses certificados foi vinculá-los à obtenção de crédito em disciplinas específicas de cada área. No site da CG/FEEC, você pode ver os certificados que estão vigentes hoje em dia.
Certificados de estudo não são programas de graduação de pós-graduação. Tratam-se de reconhecimentos por estudos avançados a uma área, e são emitidos em complemento ao diploma de graduação. Eles podem ser obtidos por qualquer aluno de graduação da Unicamp, independente de seu curso.
O certificado de estudos em Engenharia de Som apareceu em 1994, num esforço dos professores Yaro Burian e Rafael Mendes. O objetivo do certificado, segundo a instrução que o cria, pretende fornecer aos alunos conhecimentos básicos em engenharia de som, envolvendo a acústica clássica, tratamento digital do som e conhecimentos de música (linguagem musical e percepção).
O nome “engenharia de som” foi escolhido para significar o campo interdisciplinar em que a engenharia é motivada por aplicações sonoras. Ele envolve tanto acústica e eletroacústica quanto técnicas de síntese e escuta de máquina.
Índice
O que você vai aprender
Um aluno que tem o certificado de engenharia de som da FEEC é capaz de projetar, implementar e testar soluções relacionadas à acústica física, eletroacústica, sistemas de gravação e reprodução espacial do som, síntese e análise de áudio e música, etc. Alguém que tem o certificado consegue prosseguir com pesquisa e desenvolvimento em temas ligados à Engenharia de Som.
Fazem parte do programa:
- Acústica física
- Análise de áudio no domínio, do tempo, frequência e tempo-frequência (usando espectrogramas)
- Acústica de salas (medição e análise da resposta acústica de salas)
- Eletroacústica (medição e análise de microfones e alto-falantes)
- Escuta de máquina (processamento digital de sinais e inteligência artificial)
- Síntese de áudio (aditiva, subtrativa, FM, AM, modelos físicos)
- Projeto de efeitos digitais clássicos
O que você não vai aprender
O certificado de engenharia de som não é relacionado a técnicas de estúdio/gravação/mixagem/masterização (somente como consequência das atividades desenvolvidas) e não é relacionado a uso de programas específicos (em geral, usamos MatLab ou Python para programar nossas próprias soluções).
Não fazem parte do programa:
- Usar equipamentos de gravação ou estúdio
- Operar uma mesa de mixagem
- Projetar circuitos de pedais de efeito
- Técnicas de composição musical
- Técnicas de luteria e criação de instrumentos musicais